Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - HSBC

22/05/2013

Encontro Nacional prioriza emprego e condições de trabalho no HSBC

Durante o Encontro Nacional dos Funcionários do HSBC realizado entre os dias 15 e 17, em Curitiba, no Paraná, os representantes dos trabalhadores aprovaram a minuta específica de reivindicações. Os principais pontos dos debates foram emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho. O Diretor José Luis Ruzzene (PEIXE), representou os bancários da base de Taubaté e Região no Encontro Nacional.

Na noite do dia 15 foi realizada a abertura oficial do encontro. O início dos debates ocorreu no dia 16, quando foi enfatizada a importância da realização do Encontro como um fórum de debate das questões específicas e um espaço de organização da luta unificada pela Contraf e suas federações. Um dos temas de debate foi a medida cautelar que determina que o HSBC apresente documentos referentes às mudanças realizadas no Plano de Saúde dos funcionários.

Eixos " No Encontro os debates foram definidos em três eixos: 1) emprego; 2) remuneração; e 3) saúde e condições de trabalho. No primeiro eixo foram abordados os temas contratações e terceirização. Em Remuneração, os dirigentes debateram Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Programa Próprio de Remuneração (PPR), Plano de Cargos e Salários, Plano de Previdência Complementar e igualdade. Já em Saúde e Condições de Trabalho, foram discutidos metas, assédio moral e Plano de Saúde. Em todos os eixos foram abordadas ainda as estratégias de mobilização e a importância da construção de um plano de lutas nacional.

Reunião com direção do HSBC " Na tarde da quinta-feira (16), aconteceu ainda uma reunião entre o movimento sindical e a direção do HSBC, no Palácio Avenida, em Curitiba. Apesar das expectativas de que o banco apresentasse uma proposta para os temas pendentes, os bancários foram novamente frustrados. Diante das cobranças da falta de efetividade nas negociações e de todos os problemas enfrentados pelos funcionários " demissões, alta rotatividade, terceirização, pressão na cobrança das metas e qualidade na prestação de serviços, entre outros ", mais uma vez, o HSBC se colocou na defensiva e alegou que irá aguardar a minuta de reivindicações específicas aprovada no Encontro Nacional para estabelecer negociação.

Encerramento " O último dia do Encontro Nacional dos Funcionários do HSBC, na sexta-feira, 17 de maio, foi marcado pela plenária de encerramento, quando foi apresentado o relatório final das propostas debatidas e referendada a minuta de reivindicações específicas. Os participantes também aprovaram uma moção de repúdio à direção da Associação Brasil (AB), em virtude das demissões ocorridas.

Manifestação - A partir das 12h, os dirigentes sindicais se concentraram em frente ao Palácio Avenida para a realização de um ato em protesto à política de recursos humanos adotada pelo HSBC no Brasil. Além disso, os bancários reforçaram que menos funcionários nas agências significa piora na qualidade dos serviços prestados pela banco. Nas demais falas, os representantes dos trabalhadores de todo o país mostraram sua insatisfação e indignação com as demissões, a desvalorização dos bancários, a remuneração injusta e a retaliação aos funcionários, entre outros temas.

 
Postado pela Assessoria de Impensa: 22/05/2013
Fonte: FETEC-CUT/SP com Seeb Curitiba

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC