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SEU BANCO - HSBC

07/06/2016

Serviços de bancos sobem mais do que a inflação

As taxas de serviços cobrados pelos bancos estão ainda mais caras. Levantamento da Proteste Associação Brasileira de Defesa do Consumidor revela que, entre 121 pacotes de serviços, 75 tiveram aumento desde janeiro deste ano " a maior parte (67) subiu acima da inflação desde o reajuste anterior.

O dinheiro arrancado dos clientes com as cobranças de tarifas é vultoso. O Itaú, por exemplo, consegue pagar toda a sua folha salarial e ainda sobra 64% dessa abundante fonte de recurso.  Somente em 2015, o Itaú lucrou R$ 23,8 bilhões.

No perí­odo abrangido pela pesquisa da Proteste (2014 a 2016), os oito bancos pesquisados (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú e Santander) cortaram mais de 16 mil postos de trabalho.

Algumas tarifas estão pesando até 50,87% mais para os consumidores. É o caso do Banco do Brasil, onde a cesta Bom Pra Todos Pleno, passou de R$ 40,40 para R$ 60,95. Essa modalidade está suspensa para novas adesões, mas é cobrado o novo valor para quem mantém o pacote.

Neste mês de junho, os clientes do Santander passaram a pagar 10% a mais no pacote Padronizado IV e no Citibank, 11,66% a mais no pacote Classic, os que mais tiveram variação em relação ao reajuste anterior.

Três bancos reajustaram os valores em maio. Na Caixa, o pacote que mais subiu foi o Simples, com alta de 25,56%. No Itaú, o reajuste foi de 12,34%, no Multiconta. No Bradesco houve alta de 5,88%, no Padronizado II.

No levantamento foram comparados os valores cobrados nos pacotes ofertados. Foram verificadas as tarifas das cestas disponà­veis e informadas nas tabelas de tarifas das instituições bancárias.

Mais de R$ 1 mil por ano " Há pacotes de serviços com valores de até R$ 99 mensais, como o do Santander no Plano Select Unique, que em um ano somam R$ 1.188. 

A Proteste lembra que não há obrigação de contratar um pacote de serviços ao abrir uma conta. Alguns serviços devem ser obrigatoriamente disponibilizados para o consumidor que possui conta corrente, sem que haja qualquer cobrança de tarifas.

Os serviços essenciais garantidos pelo Banco Central são limitados a cartão de débito, 10 folhas de cheques por mês, segunda via do cartão de débito, até quatro saques por mês, consultas pela internet, duas transferências por mês entre contas na própria instituição e compensação de cheque.

 

Fonte:  Seeb SP

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