Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - HSBC

14/11/2014

BMB diz não ao pagamento de PLR

Nesta quarta-feira 13, ocorreu a segunda rodada de negociação com o Banco Mercantil do Brasil (BMB), que nega qualquer pagamento a título de participação nos resultados (PLR e programa próprio) aos funcionários, com a alegação de que o banco não tem condições financeiras. Porém, afirmou que manterá o pagamento do programa próprio para a área de negócios do banco.

"Esse tipo de atitude é injusta, já que todos os trabalhadores são responsáveis pelo resultado do banco", afirma Alberto Maranho, diretor de Bancos Privados da FETEC-CUT/SP e representante da entidade na mesa de negociação. As entidades sindicais vão analisar a possibilidade de denunciar ao Ministério Público do Trabalho (MPT) esse tipo de prática discriminatória no banco.

O BMB usa como justificativa para a falta de condições financeiras os resultados do balanço, mas não explica o motivo do crescimento da provisão para os débitos duvidosos (PDD) frente à estabilidade da carteira de crédito. As entidades sindicais indagaram o banco sobre esse comportamento porque a PDD é contabilizada como despesa e reduz o lucro lí­quido das empresas.

Devido à falta de esclarecimentos por parte do banco, o movimento sindical estuda a possibilidade de recorrer ao Banco Central para buscar detalhamento desses registros, já que é o BC que regulamenta a questão do PDD.

Na negociação, os dirigentes sindicais esclareceram que a proposta apresentada ao BMB foi baseada nos moldes da conquistada junto ao HSBC - que também não apresentou lucro no primeiro semestre deste ano, mas negociou e vai pagar R$ 3 mil a todos os seus funcionários - era apenas uma referência e que os sindicatos estavam abertos a construir uma proposta que dialogasse com as condições específicas do BMB.

"Os representantes dos trabalhadores saí­ram frustrados da reunião, já que o banco não demonstrou disposição para continuar as negociações este ano. Agora, os próximos passos serão construídos junto aos trabalhadores", reforça Maranho.

Segundo o banco, o balanço do terceiro trimestre de 2014 será divulgado nesta sexta-feira (14).

 

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC