Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - FINANCEIRAS

01/06/2011

Contraf-CUT questiona PF sobre legalidade da parceria entre Febraban e PM

 

A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região enviaram, nesta terça-feira (31), um documento à Coordenação Geral de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal, em Brasíl­ia, solicitando um parecer sobre a legalidade da parceria entre a Febraban e a Polícia Militar de São Paulo que prevê ronda nas agências e áreas de estacionamento dos bancos, confundindo segurança pública e privada. A carta foi assinada por Carlos Cordeiro e Juvandia Moreira, que presidem as duas entidades. 

 

> Clique aqui para ler a ín­tegra do documento.

Os bancários, que integram a Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP), requereram um posicionamento da Polícia Federal, órgão responsável por exercer o controle e a fiscalização das atividades da segurança privada nos bancos. Para as entidades, o modelo da operação Saque Seguro, iniciada no dia 25 de maio, na capital paulista, sob o pretexto de enfrentar o crime da "saidinha de banco", acaba transferindo parte da segurança das instituições financeiras para a segurança pública.

Na carta, as entidades denunciam que isso contraria a lei federal nº 7.102/83, que prevê que a segurança nos estabelecimentos bancários deve ser feita por empresas privadas e especializadas. "Os bancos podem pagar pela própria segurança. Só em 2010, as instituições financeiras somaram lucro lí­quido de R$ 43 bilhões. Eles não precisam retirar efetivos das ruas para cuidar das agências e postos de atendimento bancário", aponta o documento.

"Defendemos que os bancos se responsabilizem pela segurança dos clientes durante todo o horário de atendimento, não apenas no interior das agências e postos, mas também nas áreas de autoatendimento. A Contraf-CUT e o Sindicato cobram dos bancos a presença de segurança ostensiva privada e armada dentro do espaço dos caixas eletrônicos de agências, no perí­odo das 6h às 22h. O objetivo é proteger clientes e funcionários", propõe a carta.

"Já nas áreas não bancárias, como supermercados, postos de combustà­veis, farmácias e shoppings, a sugestão é que banco se responsabilize pelo espaço onde os caixas eletrônicos estão instalados", propõem as entidades.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo / por Assessoria de Imprensa 01/06/2011

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC