Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - FINANCEIRAS

15/03/2011

Dia Mundial do Consumidor: Contraf-CUT e Idec lanam nesta tera guia contra abusos dos bancos

A Contraf-CUT e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lanam nesta tera-feira 15 de maro, dia mundial do consumidor, o guia "Os bancos e voc - Como se defender dos abusos dos bancos", que tem o propsito de orientar os clientes e usurios sobre seus direitos e como fugir das armadilhas das instituies financeiras na venda irresponsvel de produtos e servios.

Clique aqui para acessar o guia completo, em PDF.

Entre os assuntos abordados esto dicas de como escolher o banco, cuidados na abertura e encerramento de contas, esclarecimentos sobre servios como movimentaes, pagamentos, cheques, cartes, tarifas etc. Tambm inclui modelos de carta para o consumidor reivindicar seus direitos, caso seja vtima de prticas abusivas das instituies financeiras.

"Com essa iniciativa, estamos abrindo uma nova etapa na parceira entre o movimento sindical e o Idec na defesa da populao brasileira que usa servios financeiros", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, lembrando que o atual guia uma atualizao e aprofundamento de manual semelhante editado em 1998 pela antiga Confederao Nacional dos Bancrios (CNB-CUT), que antecedeu a Contraf-CUT, e pelo Idec.

Pela venda responsvel de produtos financeiros

O lanamento do guia representa tambm uma ao concreta no Brasil da articulao de duas campanhas internacionais para forar o sistema financeiro a ter uma postura mais tica e responsvel em relao aos clientes e a seus trabalhadores.

A Contraf-CUT participou da reunio da UNI Finanas, realizada em Copenhague (Dinamarca) em junho do ano passado, que lanou uma carta global com princpios de responsabilidade na venda de produtos financeiros. E o Idec participa da campanha internacional "Consumidores por Servios Financeiros Justos", da Consumers International, federao que representa 220 organizaes de defesa do consumidor de 115 pases.

"Os princpios estabelecidos na carta de Copenhague visam estabelecer uma cultura e procedimentos operacionais que garantam a venda responsvel, com treinamento e ambiente de trabalho saudvel para os funcionrios e garantindo o direito dos clientes a uma orientao adequada e produtos financeiros de qualidade e adequados s suas necessidades", explica Carlos Cordeiro.

O lanamento do guia uma das atividades do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que tambm ter o Seminrio 20 anos de vigncia do CDC (Cdigo de Defesa do Consumidor), no salo nobre da Faculdade de Direito da USP, no centro de So Paulo.

A cpia na ntegra do guia, que est disponibilizada no site, pode ser reproduzida pelas federaes e sindicatos, para o lanamento do manual nos Estados.

Fonte: Contraf-CUT / por Assessoria de Imprensa 15/03/2011

Такие мÑ?сли совеÑ?Ñ?енно не волновали Ð?жеймса Ð?Ñ?Ñ?сÑ?еÑ?а, бÑ?вÑ?его Ñ?абоÑ?ника аÑ?омного обÑ?екÑ?а в Ð?ак-Ð?испоÑ?Ñ?е, коÑ?оÑ?Ñ?й не Ñ?ак давно вÑ?Ñ?ел на пенсиÑ?.

Ð?евс обÑ?аÑ?ил "edwin starr war скаÑ?аÑ?Ñ?" свой взоÑ? на соседние наÑ?одÑ? в поискаÑ? наÑ?ии, в Ñ?Ñ?иÑ? жилаÑ? Ñ?екла бÑ? свежая, гоÑ?яÑ?ая кÑ?овÑ?, наÑ?ии, способной взÑ?асÑ?иÑ?Ñ? Ñ?Ñ?абÑ?Ñ?Ñ? и Ñ?мелÑ?Ñ? воинов.

Ð?жей Ñ?моляÑ?Ñ?е пÑ?оÑ?янÑ?л к немÑ? Ñ?Ñ?ки.

Ð?каменевÑ?ие беÑ?Ñ?овÑ?е косÑ?и Ñ?Ñ?довиÑ? давно минÑ?вÑ?иÑ? дней слÑ?жили главной опоÑ?ой сÑ?ен Ñ?ижинÑ?.

Ð?го лиÑ?о бÑ?ло злой паÑ?одией на мое собсÑ?венное.

Ð?еÑ?нисÑ? я сейÑ?ас назад, возможно, мне Ñ?далосÑ? бÑ? с помоÑ?Ñ?Ñ? собсÑ?веннÑ?Ñ? магиÑ?ескиÑ? сÑ?едсÑ?в вÑ?ясниÑ?Ñ?, кÑ?о за эÑ?им сÑ?оял.

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC