Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - FINANCEIRAS

30/04/2015

Bancários participam na Polícia Federal de reunião sobre segurança

Nesta quarta-feira 29, em Brasíl­ia, foi realizada reunião extraordinária da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), convocada para discutir sobre sinistros envolvendo empresas de transporte de valores e instituições financeiras, revitalização de veículos de escolta armada e o funcionamento das agências de negócios sem o plano de segurança. A CCASP é um fórum formado por representantes do governo, bancários, vigilantes e entidades patronais, como a Febraban.

Representantes dos bancários, em conjunto com os vigilantes (CNTV), denunciaram que o abastecimento frontal de terminais de autoatendimento expõe a risco os trabalhadores e a população. Como solução, a PF propôs que os bancos disciplinem a instalação dos caixas eletrônicos externos de modo a prover o abastecimento pela parte de trás do equipamento, em ambiente fechado.

Agência de negócios " A Febraban afirmou que as agências de negócios são basicamente escritórios, sem qualquer movimentação de numerário e não necessitam de plano de segurança. "Os bancos descumprem a lei e colocam os funcionários em risco, já que temos a comprovação de que existe transação de valores nesse tipo de agência", afirma Valdir Machado, diretor da FETEC-CUT/SP e representante do Coletivo Nacional de Segurança nesta reunião.

O representante dos bancos jogou a culpa nos bancários, ao afirmar que manusear numerário em tais agências é falha operacional. "Acusar o trabalhador é inaceitável, já que todo o serviço é executado para se cumprir as diretrizes dadas pelos bancos, sejam administrativas ou de metas a cumprir", completou Valdir, que reforçou: "As entidades sindicais solicitaram maior fiscalização nos bancos por meio das Delesps de cada estado".

A Delegada Silvana Helena Vieira Borges, Coordenadora Geral de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal solicitou a Febraban que consulte as instituições financeiras e que estas retirem todas as movimentações financeiras, inclusive caixas eletrônicos, destas agências. Também acatou a proposta do movimento sindical de formar dois grupos de trabalho para tratar dos assuntos de escolta armada e de transporte de valores.

A próxima reunião extraordinária está agendada para o dia 17/06, quando a Febraban deverá responder às solicitações apresentadas.

"Os sindicatos devem realizar levantamento de quantidade de agências de negócios e similares em suas bases e seu funcionamento. Se possível, fotografar as irregularidades, que devem ser denunciadas na Delesp local", orientou o dirigente.

 

Fonte: FETEC-CUT/SP / FOTO: Guina Ferraz/Contraf

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC