Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - FINANCEIRAS

22/04/2014

Eleição no Economus vai de 23 de abril a 12 de maio

Bancários da extinta Nossa Caixa, incorporada pelo Banco do Brasil em 2009, mais uma vez escolhem seus representantes para os conselhos Deliberativo e Fiscal do Economus, instituto de previdência complementar desses trabalhadores. A eleição começa no dia 23 de abril e vai até 12 de maio. O Sindicato indica o voto na dirigente Adriana Ferreira para o Conselho Deliberativo.

Diretora do Sindicato, Adriana (foto) tem como principal proposta o acesso à Cassi (caixa de assistência) e à Previ (caixa de previdência) para todos os funcionários do Banco do Brasil. "Os bancários de instituições financeiras incorporadas não podem participar da Cassi nem da Previ. Combater essa discriminação é uma das nossas maiores bandeiras. Além disso, os participantes do Economus necessitam de representantes que possam lhes transmitir mais informações e não apenas as decisões da diretoria", destaca.

Em 2013, a primeira instância da Justiça do Trabalho de Brasíl­ia decidiu favoravelmente aos trabalhadores de bancos incorporados pelo BB, em ação interposta pelo Ministério Público do Trabalho. Na decisão, o juiz que avaliou a ação concorda que a atitude da direção do banco, ao manter Cassi e Previ exclusiva para bancários originários do BB, é discriminatória. O banco já avisou que vai recorrer.

> Justiça determina Cassi e Previ para todos

Outras propostas defendidas por Adriana são: paridade na diretoria executiva do Economus; a participação dos suplentes nas reuniões dos conselhos; a disponibilização aos participantes das atas das reuniões dos conselhos e diretoria executiva; responsabilizar o patrocinador pelo pagamento do déficit; e a revisão dos cálculos utilizados no saldamento.

"A participação de todos é fundamental para garantir uma representação comprometida com os interesses dos usuários nos conselhos do Economus, que atuem no sentido de maior transparência e idoneidade na gestão do instituto", diz a secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, lembrando que o instituto tem patrimônio avaliado em R$ 4 bilhões.

Este ano, os participantes do Economus que estão na ativa votarão pelo SisBB, sistema operacional do Banco do Brasil. Os aposentados continuarão votando pelo site do instituto.

 

Fonte: Seeb SP

 

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC