Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - CAIXA FEDERAL

25/10/2011

Acordo da Caixa será assinado hoje ( 25)

O Comando Nacional dos Bancários, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e a direção da Caixa Econômica Federal assinam, nesta terça-feira 25, às 14h, em Brasíl­ia, o acordo específico dos empregados.

Com vigência até 31/08/2012, o instrumento traz conquistas como fruto da campanha que culminou com a greve nacional dos bancários, a qual durante 21 dias paralisou mais de 9 mil agências em todo o país. 

Além da manutenção da política de aumento real e valorização dos pisos, o acordo estabelece ampliação do quadro de funcionários, melhorias nas condições de trabalho e a manutenção da PLR social A ampliação do quadro de funcionários é reivindicação antiga do movimento, como forma de diminuir a sobrecarga de trabalho, que tanto adoece os trabalhadores, bem como a melhorar o atendimento à população.

Com o acordo, o banco se compromete criar 5 mil novas vagas até o final de 2012. Nesse perí­odo, será um salto para 92 mil trabalhadores. "Em 2007, o movimento sindical lançou uma campanha para divulgar a necessidade de o banco ampliar o seu quadro para 100 mil trabalhadores. Aos poucos, estamos avançando nesse caminho", afirma Jackeline Machado, diretora da FETEC-CUT/SP.

No que diz respeito a melhores condições de trabalho, o instrumento prevê a discussão imediata em Grupo de Trabalho sobre marcação de ponto eletrônico (SIPON), bem como a manutenção da titularidade da função gratificada nos casos de afastamento por motivo de doença/acidente do trabalho por até seis meses. Até então, o empregado que saia de licença médica podia perder a função até mesmo no dia seguinte ao do afastamento. Com o acordo, ele pode se afastar para fazer o seu tratamento sem perdas financeiras.

Outra novidade é que, finalmente, o banco aceita resolver, com participação dos funcionários, os problemas do setor de Penhor. Em outras palavras, reconhece que as medidas adotadas unilateralmente foram insuficientes.

Saúde Caixa " O novo acordo específico da Caixa também remete para discussão imediata do Grupo de Trabalho Saúde a destinação do superávit do Saúde Caixa.

O GT também deverá atuar para a criação de estruturas específicas para cuidar de Saúde do Trabalhador e Saúde Caixa em todos os Estados, bem como definir estratégias para o fortalecimento dos Comitês de Acompanhamento da Rede Credenciada.

Por outro lado, os sindicatos passam a ter participação garantida na formação das CIPAs e elaboração das SIPATs. O banco também deverá remeter, aos representantes dos empregados, dados estatísticos PCMSO, com o objetivo de subsidiar as discussões sobre promoção àsaúde.

CCV " Outra novidade é o acordo para instalação da CCV (Comissão de Conciliação Voluntária).

A CCV atenderá os aposentados no sentido de facilitar acordos individuais para acertos no auxí­lio alimentação. A comissão também atenderá aos empregados da ativa que ocupem função técnica com interesse em buscar acertos individuais para a 7ª e 8ª hora.

PLR social " Outro ponto positivo do novo acordo foi o reconhecimento do trabalho social dos bancários da Caixa Federal, por meio da manutenção da PLR social.

Prazos " Com a assinatura do acordo da Caixa neste dia 25, o banco terá até 04/11 para creditar na conta de seus funcionários a primeira parcela da PLR.

O salário reajustado, as diferenças de setembro, bem como os acertos do PCS, já foram pagos na folha de outubro, nesta quinta-feira 20. Já o reajuste dos auxí­lios refeição e alimentação, bem como suas diferenças serão creditados em novembro.

 

Postado pela Assessoria de Imprensa- 25/10/2011

Fonte- Fetec

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC