Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - BANCO DO BRASIL

15/04/2011

"Sacanagem pouca é bobagem"

 

Não há como negar que o banco Itaú Unibanco sabe como AGIR. Após ter obtido um lucro lí­quido de 13,3 bilhões de reais em 2010, o maior lucro da sua história, o banco acaba de comprar 49% do Banco Carrefour por R$ 725 milhões.

 

O Banco Carrefour, com uma base de 7,7 milhões de contas, é mais uma aquisição do Itaú Unibanco que, mesmo possuindo ativos de mais de 750 bilhões de reais (2010), ainda permanece em 2º lugar no ranking dos maiores bancos brasileiros. O Banco do Brasil ainda segue na liderança com ativos de 811,2 bilhões de reais, dados de 2010, com um ganho de R$ 11,7 bilhões.


Entretanto, com essa mesma capacidade de AGIR, o banco vem impondo metas do Agir, adotando a violência institucional ou o assédio moral como forma de aumentar os seus lucros. O movimento sindical tem observado a precarização do atendimento bancário nas agências, resultado dos pedidos de demissões que vem ocorrendo.

Se não bastasse a pressão para o cumprimento de metas, os funcionários do banco estão insatisfeitos com a forma de AGIR do banco, que não cumpre com sua obrigação, ao não honrar as promoções e o pagamento das diferenças salariais existentes.

Tais questões já foram cobradas pela Comissão de Organização dos Empregados - COE Itaú, em reunião com os representantes do banco, contudo sem qualquer resposta do banco.

E tem mais! Além das demissões a pedido que vem ocorrendo " a coisa lá tá feia - , o banco também tem forçado os gerentes operacionais e tesoureiros a assumirem as funções de caixa, com extrapolação de jornada e dupla atividade, tomando postura contrária a legislação trabalhista.

Por fim, e como diz o ditado popular: "sacanagem pouca é bobagem", o banco também aumentou a mensalidade do plano de saúde.

"O cara estala o chicote, pressiona os funcionários para produzir mais e, se o cara fica doente e vai usar o plano de saúde, além da coparticipação a mensalidade sobe. Já vi esta história. Sacanagem pouca é bobagem, mas tem troco".


Assessoria de Imprensa " 15/04/2011

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC