Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - BANCO DO BRASIL

26/10/2015

BB apresenta proposta global ao funcionalismo

A proposta da empresa, apresentada em negociação neste sábado 24, prevê a aplicação do ín­dice de 10% nos salários e de 14% nos vales refeição e alimentação. Além disso, a manutenção do formato do pagamento semestral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que corresponde à distribuição linear de 4% do lucro lí­quido entre todos os trabalhadores, além dos módulos bônus e Fenaban.

 "O Comando Nacional orienta que a proposta seja aprovada nas assembleias. Essa proposta é mais uma conquista da unidade dos bancários de todo o país, que mostraram sua força durante os 18 dias de greve e venceram a intransigência dos banqueiros que queriam dar um reajuste menor que a inflação", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP.

Valores da PLR - Os valores a serem pagos seriam: escriturário: R$ 4.952,94; Caixa: R$ 5.420,74; 1º gestor: 1,86 salário; comissionado: entre 1,48 salário e 1,59 salário; gerência média: 1,56 salário; assessores: 1,56 salário.

"A mobilização conjunta da categoria foi essencial para impedir que os bancos impusessem perdas salariais. Os bancos queriam impor um reajuste abaixo da inflação, mas nossa unidade nacional e firmeza impediu que eles derrotassem a categoria", afirma o diretor do Seeb SP e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, João Fukunaga. "A conjuntura econômica e política do país é difícil e as outras categorias que entraram em greve não tiveram tanto avanço como nós, neste ano. Saí­mos de 5,5%, o que era um derrota, e chegamos nos 10%, representando manutenção do poder de compra."

No que se refere aos dias parados da greve, caso a proposta seja aceita, será utilizado o mesmo formato proposto pela federação dos bancos. Dessa forma, não haverá desconto e a compensação resultaria em abono de 63% dos dias parados para quem faz jornada de seis horas e de 72% dos dias para quem faz de oito horas. A compensação, seria para quem fez os 14 dias úteis de greve ou menos.

"O BB queria descontar ou compensar todos os dia da greve. Nós reivindicamos a anistia. A proposta sobre os dias parados é mais uma vitória da mesa unificada", defende João Fukunaga.

Atendentes " Retorna ao acordo coletivo a cláusula que garante aos funcionários que exercem função de atendente (SAC e CABB) a prerrogativa do prazo de carência de um ano para concorrência à remoção e nomeação via TAO (Talentos e Oportunidades). O banco também assumiu compromisso de estender aos atendentes o subsídio para a realização de cursos para a certificação CPA - 10.

Jornada - O saldo de horas negativas não trabalhado, correspondente ou superior a uma jornada de trabalho, poderá ser compensado com a utilização de folgas e abonos. 

Gerência " Serão permitidas as substituições de funções de gerentes de relacionamento e de serviço de unidades de negócios nos casos de ausência por licença-saúde a partir do 61º dia de afastamento consecutivo

Incorporados " Estender aos funcionários egressos de bancos incorporados (optantes pelo regulamento de pessoal do Banco do Brasil) os seguintes benefícios do PAS: perícia odontológica, deslocamento para tratamento de saúde no país, doação ou recepção de órgãos e tecidos (transplantes) e remoção por táxi-aéreo. Além disso, a Lapef " Licença para Acompanhar Pessoa Enferma da Famíl­ia.

Dependentes PCDs - Aumentar em 20% o valor do auxí­lio-creche-dependentes com deficiência a partir da constatação da deficiência.

Dependentes - Para ausência de dois dias por ano para acompanhar filho ou dependente, menores de 14 anos ou com deficiência, a consulta e tratamento médico-odontológico, poderão ser utilizadas em horas, observada a jornada de trabalho do funcionário.

Criação de GTs - Serão instituídos grupos de trabalho sobre: ascensão profissional, prevenção de conflitos, resultados do PCMSO e saúde no trabalho com prazo de 120 dias para conclusão a partir da data da instalação. Sendo que no que se refere a prevenção de conflitos, será debatida a extinção do código "falta greve".

Outros itens " A direção do banco público também assumiu compromisso junto aos representantes dos trabalhados nas questões: oferta de 4 mil bolsas de estudos de graduação, destinada a não graduados. Instalação de equipamento de segurança de detecção de metais nas agências que forem realocadas e as que passarem por reforma de grande vulto, não exigência da trava de relacionamento (365 dias) para nomeação.

O BB também tem um benefício-gestação alto risco que prevê abonar horas para a realização de até quatro consultas e exames por mês e autorizar adição, como escriturária, no interesse da funcionária, mediante indicação médica.

Outro compromisso da empresa é o de criar condições para que os funcionários de Plataforma de Suporte Operacional (PSO) tenham oportunidade na ascensão profissional.

 

FETEC-CUT/SP com Seeb SP/ Foto: Anju

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC