Seja muito bem-vindo ao nosso Sindicato   •     •   TaubatÉ / SP
 
     
 

SEU BANCO - BANCO DO BRASIL

30/05/2014

FETEC-CUT/SP organiza Encontros Estaduais do BB e da Caixa Federal

 A categoria bancária já está na fase preliminar da Campanha Nacional 2104. Nessa fase preparatória, a FETEC-CUT/SP e sindicatos filiados deram início aos debates sobre as questões específicas dos bancos federais. 

Tanto no Encontro Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado na última sexta-feira 23, na sede da federação, como no Congresso Estadual dos Empregados da Caixa Econômica, realizado no sábado 24, na sede do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região,foram realizadas exposições pelo Dieese, sobre os números dos dois bancos e seu desempenho no sistema financeiro nacional. 

Ambos os eventos também contaram com a participação, além dos respectivos representantes da FETEC-CUT/SP nas Comissões Nacionais de Negociação, de representantes dos trabalhadores recém-eleitos para os respectivos Conselhos de Administração, contribuindo assim com maior subsídio para essa etapa inicial da Campanha Nacional. 

Durante o Encontro Estadual do Banco do Brasil, os dirigentes aprofundaram o debate em torno das propostas trazidas pelos sindicatos, como contribuição para o 25º Congresso Nacional dos funcionários do BB, que será realizado entre os dias 6 e 8 de junho. 

Dentre os pontos de aprofundamento estiveram o papel do BB no âmbito do Sistema Financeiro Nacional; remuneração e condições de trabalho; saúde e previdência, tendo como destaque a luta por Cassi, Previ e Economus com qualidade para todos; e organização dos trabalhadores. 

Em sua exposição, o representante eleito para o Conselho de Administração (Caref) do Banco do Brasil, Rafael Matos, relatou suas visitas às agências, quando, juntamente com os sindicatos, busca conhecer os problemas vivenciados pelos bancários no seu dia a dia, tendo o compromisso de encaminhá-los ao Conselho na busca de soluções. 

Drante o Encontro, o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Willian Mendes, fez o relato sobre as últimas negociações específicas com o banco, apontando as perspectivas frente à atual conjuntura. 

"Com ampla participação de dirigentes sindicais, antecipamos o cenário para esta Campanha Nacional, o que favoreceu as reflexões sobre as melhores estratégias de negociação e de organização dos trabalhadores", afirma Irinaldo Barros, dirigente da FETEC-CUT/SP. Ele explica que os delegados para o Congresso Nacional estão sendo eleitos diretamente pelos sindicatos. 

Processo semelhante também ocorreu durante o Congresso Estadual dos Empregados da Caixa, em preparação ao 30º Conecef - Congresso Nacional dos Empregados da Caixa, que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho.

Dentre os temas debatidos estiveram o papel social da Caixa, saúde do trabalhador/condições de trabalho, condições de funcionamento das unidades, Saúde Caixa, Funcef, aposentados, segurança bancária, jornada, Sipon, isonomia, carreira, terceirização e contratação. 

Em exposição do representante da FETEC-CUT/SP na CEE, Dionísio Siqueira informou sobre o atual estágio de negociações com a direção do banco, enquanto que Maria Rita Serrano, suplente dos representantes dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, informou sobre o trabalho que a representação vem desenvolvendo junto ao banco. 

Conforme Rita Serrano, os trabalhadores das empresas públicas têm como desafio derrubar as barreiras legais hoje existentes para que seus representantes nos Conselhos de Administração possam também debater e se posicionar sobre questões relativas ao relacionamento com os empregados. 

Para Dionísio Siqueira, este Congresso Estadual contou com um rico debate proporcionado pela participação da base juntamente com as lideranças sindicais. "Isso nos favorece na organização desta Campanha Nacional, na qual esperamos obter vitórias, sobretudo diante do fato de os trabalhadores da Caixa estarem se desdobrando, cada vez mais, para entregar um banco muito melhor para a sociedade. Desta forma, precisam, urgentemente, serem ouvidos em suas reivindicações por melhores condições de trabalho", sintetiza Dionísio Siqueira.

Fonte: FETEC-CUT/SP/Maurício Morais/Seeb SP

 

•  Veja outras informações
 
         
         
 
SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE TAUBATÉ E REGIÃO
E-mail: [email protected]    •    Telefone: (12) 3633-5329  /  (12) 3633-5366    •    WhatsApp: (12) 99177-4205
Filiado à CUT, CONTRAF e FETEC